Atendimento Personalizado 

Fonoaudióloga Raquel Karoline

Meu principal objetivo é oferecer uma terapia de  com qualidade, confiabilidade, seja de reabilitação ou habilitação, que promova o maior e melhor ganho na qualidade de vida para os meus pacientes. 

Vocalista da Banda Onze:20 Paciente Vitin

                          Quando devo cuidar da minha voz?

Os profissionais da voz são aqueles que dependem da voz como seu instrumento de trabalho e que necessitam de um tipo específico de qualidade vocal para manter-se na função, como os professores, pastores advogados, operadores de telemarketing, locutores, jornalistas, políticos, cantores, atores e dubladores. Esses profissionais devem realizar o acompanhamento fonoaudiológico para aprender o uso correto da voz e manterem uma boa performance comunicativa, prevenindo lesões vocais. 

 

 

 

O que são lesões vocais?

A voz é formada por meio do movimento das pregas vocais. As pregas vocais trabalham todos os dias e quase o tempo todo, o que as expõe ao risco de lesões. Dessa forma, existem as lesões benignas ou fonotraumáticas, que se referem a alterações não cancerosas, ou seja, benignas, ao longo da cobertura da prega vocal.

Essas lesões são as maiores causadoras de problemas de voz, e, geralmente, são caracterizadas por nódulos, pólipos e cistos.

Na maioria dos casos, as lesões são causadas por diversos fatores, entre eles: falar exageradamente ou de forma traumática, em altos volumes e frequências, gritos agudos ou forçar a voz durante o período de doenças, como gripes.

.

Nódulos vocais

Os nódulos vocais são conhecidos como calos da prega vocal e podem aparecer em qualquer ponto da corda vocal, mas é mais comum que apareçam no terço anterior.

O melhor tratamento para nódulos vocais fonoterapia e reeducação vocal. Em casos selecionados, procede-se à cirurgia.

Pólipo das cordas vocais

Os pólipos das cordas vocais são resultado de uma lesão aguda em uma das cordas vocais, ou agravamento de um nódulo pré existente. Eles acontecem, por exemplo, quando gritamos bem alto em um show ou jogo de futebol, além de várias outras situações de mal uso frequente da voz.

Os pólipos não parecem sérios de início, mas podem causar grandes variedades de perturbações vocais. Como tratamento, geralmente, é recomendado fazer terapia e cirurgia.

Cisto de cordas vocais

Cistos podem estar localizado em qualquer lugar da prega vocal e, assim como os nódulos, têm tamanhos e graus diferentes, o que causa rouquidão por deficiente vibração das cordas vocais. Para tratar esse problema, pode ser necessário cirurgia, seguida por fonoterapia.

Fendas vocais

A fenda vocal é uma alteração em que as pregas vocais não conseguem se fechar completamente, causando assim uma fenda (abertura) entre as pregas vocais. Normalmente o padrão vocal se torna rouco e soproso.

Paralisia de prega vocal

 

A paralisia de pregas vocais resulta em perda de abertura e fechamento das pregas vocais. A paralisia pode afetar fonação, respiração e deglutição, e comida e bebida podem ser aspiradas para a traqueia. 

Como é realizado acompanhamento fonoaudiologico ?

A fonoterapia tem como objetivo garantir bom desempenho vocal, orientar sobre o uso correto da voz e tratar e prevenir alterações vocais por meio de exercícios e técnicas fonoaudiológicas. O paciente receberá também orientações básicas de higiene vocal tais como: tomar água em pequenos goles durante a atividade vocal; consumir maçã; adotar respiração e postura adequadas; aquecer e desaquecer a voz; fazer repouso vocal, evitar álcool, fumo, condimentos, gelados, gritos e falas durante a prática de exercícios físicos, dentre outras orientações .

Porque eu devo me consultar com um fonoaudiólogo ?

 

Clinicamente, a voz adequada e saudável resulta do equilíbrio das forças mioelásticas e aerodinâmicas da laringe, e o fonoaudiólogo é o especialista apto a modificar e ajustar esse equilíbrio, garantindo que o profissional da voz a utilize de forma saudável durante todo o tempo de exercício da sua ocupação.

Nas consultas o fonoaudiólogo prescreverá exercícios específicos, para que o profissional tenha uma voz clara, precisa e potente para o uso diário. Trabalhará o tom de voz, projeção, articulação, respiração, prosódia, ressonância, dentre outros aspectos da voz. O profissional da voz, aprenderá como aquecer e desaquecer a voz antes e após o as atividades profissionais, o que é importante para manutenção da qualidade vocal.

 

Fonoaudióloga Raquel Karoline, pós graduada e mestranda em reabilitação pela UFMG.

Pesquisadora do uso da Bandagem Elástica Funcional na reabilitação e Laserterapeuta

Te ajudo a alcançar cuidar da sua voz!

 

Fono