Atendimento Personalizado 

Fonoaudióloga Raquel Karoline

Meu principal objetivo é oferecer uma terapia de  com qualidade, confiabilidade, seja de reabilitação ou habilitação, que promova o maior e melhor ganho na qualidade de vida para os meus pacientes. 

Interposição de língua, O que é?

É quando a língua encontra-se mal posicionada na cavidade oral, estando projetada sobre os dentes durante o repouso, mastigação, fala, ao engolir e para dormir.

Problemas causados pelo mau posicionamento da língua

O posicionamento incorreto da língua, leva a fraqueza da musculatura de língua lábios e bochechas afetando todo o crescimento da mandíbula, fala, deglutição, mastigação e o alinhamento dentário. A língua mal posicionada, estará baixa na cavidade oral, deixando assim a boca aberta ou entreaberta.

Ao longo do tempo, a pessoa pode até mesmo ficar com as bochechas caídas e os lábios alterados, deixando o inferior evertido (virado para baixo) e o superior mais curto, sem contato com o lábio inferior.

Favorecendo problemas ortodônticos como a mordida cruzada, mordida aberta, atresia maxilar, apinhamento e retrusão mandibular. Ocasionando distorções dos sons da fala (língua presa ou língua solta), os pacientes são mais propensos a sofrerem infecções respiratórias e a postura corporal fica incorreta (coluna cervical curvada). Portanto, é preciso deixar a língua na posição correta para mantê-la dentro da boca.

Qual é a posição correta da língua?

Para posicionar a língua de maneira adequada, apoie-a suavemente no palato ou céu da boca. A ponta da língua deve ficar em contato com a papila incisiva, logo atrás dos dentes. O restante deve se apoiar na parte mais alta do céu da boca, deixando-a curvada. Durante a fala, mastigação e ao engolir língua não deve encostar nos dentes.

Caso isso esteja ocorrendo, sua musculatura orofacial precisará de tratamento fonoaudiologico.

Porque eu devo me consultar com um fonoaudiólogo ?

A terapia fonoaudiológica consiste em exercícios orientados e específicos para cada paciente que visam adequação de força, mobilidade e reposicionamento da musculatura orofacial.

Realizando o tratamento a sua língua assumira a posição correta dentro da cavidade oral, mantendo assim o alinhamento dos seus dentes, melhorando sua dicção (articulação dos sons da fala), respiração, postura corporal e a sua simetria facial.

Fonoaudióloga Raquel Karoline, pós graduada e mestranda em reabilitação pela UFMG.

Pesquisadora do uso da Bandagem Elástica Funcional na reabilitação e Laserterapeuta

Te ajudo a adequar suas funções musculares, qualidade de via e bem-estar

Fono