Atendimento Personalizado 

Fonoaudióloga Raquel Karoline

Meu principal objetivo é oferecer uma terapia de  com qualidade, confiabilidade, seja de reabilitação ou habilitação, que promova o maior e melhor ganho na qualidade de vida para os meus pacientes. 

Atraso na fala de crianças

Muitas vezes, os pais procuram ajuda para os seus filhos que estão com dificuldades na escola, e quando investigado, podemos constatar que tais dificuldades, já estavam presentes desde muito cedo na linguagem oral e não foram diagnosticadas, e muito menos, tratadas.

O diagnóstico de atraso /alteração/ distúrbio de linguagem, é de competência do Fonoaudiólogo, de um especialista em Linguagem Infantil. Pais, professores, outros profissionais da saúde, podem identificar ou suspeitar que o desenvolvimento da linguagem de uma criança não está adequado, porém cabe ao Fonoaudiólogo diferenciar, diagnosticar, e conseqüentemente, elaborar um programa de intervenção específico e eficiente para cada caso.

Uma criança com atraso na fala pode usar palavras e frases para expressar ideias, mas será difícil entender claramente o que ela está dizendo.

Sinais e sintomas gerais

– Demora em iniciar a fala

– Dificuldade de ser entendido pelas pessoas

– Dificuldade de expressar a fala

– Dificuldade de compreender a fala dos outros

Marcos do desenvolvimento das habilidades de fala e linguagem

Antes dos 12 meses

Após o nascimento, o som mais comum e natural que a criança vai emitir é o choro. Com 2-3 meses, o bebê será capaz de sorrir para você. A partir dos 6 meses, se não tiver problemas auditivos, o pequeno ou pequena passa a ter a curiosidade e a capacidade de acompanhar sons. Com 12 meses, alguns já conseguem dizer uma ou duas palavrinhas e já se familiarizam com alguns nomes e objetos comuns.

De 12 a 15 meses

Nesta idade, já é possível balbuciar mais alguns sons e, inclusive, imitar palavras que ouvem e compreender instruções bem simples, como “dê para mim o boneco”.

De 18 a 24 meses

A partir dos 18 meses, o bebê começa a aumentar seu vocabulário e, com isso, passa a ser capaz de falar frases com mais de uma palavra, além de aprender a falar as partes do corpo.

De 2 a 3 anos

Depois dos 2 anos, a criança consegue reconhecer e apontar objetos em livros, começa a trabalhar com plurais simples e passa a combinar substantivos e verbos. A partir dos 3 anos, o desenvolvimento é ainda mais visível a criança já é compreendida de maneira clara por todos. Ela já consegue contar pequenas histórias e até cantar musiquinhas e falar o seu nome e sobrenome.

O que pode causar o atraso de fala/linguagem?

• Perda de audição;

• Danos cerebrais;

• Falta de estímulos (por exemplo, quando a criança passa pouco tempo conversando com adultos);

• Autismo;

• Convívio em um ambiente familiar bilíngue.

• Uso de bico, mamadeira e dedo

• Frenulo lingual encurtado (língua pressa)

• Pré maturidade

• Transtornos no parto ou gestação

Diagnostico e Tratamento

Ao perceber um ritmo de desenvolvimento lento em seu filho ou filha, procure um fonoaudiólogo para uma avaliação. Assim, o profissional poderá verificar se a criança está ou não atingindo as metas esperadas para a idade. Com o diagnostico precoce a criança desenvolvera a fala de maneira adequada.

Porque eu devo levar meu filho a um fonoaudiólogo?

Se o seu filho não desenvolveu a fala de acordo com o esperado para idade, não espere o tempo dele, leve-o ao fonoaudiólogo. O atraso de fala pode acarretar dificuldades para a comunicação da criança em todos os seus aspectos (fala, leitura e escrita).

A terapia fonoaudiológica consiste em exercícios orientados e específicos para cada paciente que visam a adequação da musculatura orofacial, compreensão e da expressão da linguagem, adequando a fala da criança de acordo com o desenvolvimento esperado para idade.

Fonoaudióloga Raquel Karoline, pós graduada e mestranda em reabilitação pela UFMG.

Te ajudo a desenvolver a  linguagem do seu filho!

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