Atendimento Personalizado 

Fonoaudióloga Raquel Karoline

Meu principal objetivo é oferecer uma terapia de  com qualidade, confiabilidade, seja de reabilitação ou habilitação, que promova o maior e melhor ganho na qualidade de vida para os meus pacientes. 

Afasia, o que é?

A afasia é definida como um distúrbio de linguagem, afetando a capacidade de comunicação de uma pessoa. Geralmente acontece por alguma lesão ou acidente vascular cerebral (AVC), mas também pode se desenvolver aos poucos, durante o crescimento de um tumor ou desenvolvimento de uma doença.

Esse tipo de lesão pode afetar o hemisfério cerebral esquerdo, responsável pelas capacidades de falar, ler, escrever e compreender. Mas cada um desses aspectos da linguagem está localizado em uma parte diferente, por isso existe mais de um tipo de afasia, os quais discorreremos neste artigo.

Sinais e sintomas

Os sintomas apresentam-se de acordo com a área e extensão da lesão afetada no cérebro como, por exemplo:

Na Afasia de Wernicke

Pacientes com afasia de Wernicke pronunciam fluentemente as palavras, incluindo fonemas sem sentido, mas não sabem seu significado ou suas relações.

O resultado é um amontoado de palavras ou uma “confusão de palavras”. Os pacientes geralmente não estão cientes de que sua fala é incompreensível para outros. A compreensão auditiva e escrita é comprometida. Pacientes cometem erros de leitura (alexia). A escrita é fluente, mas contém muitos erros e tende a não ter palavras substantivas (agrafia fluente).

Uma redução no campo visual direito acompanha comumente a afasia de Wernicke, pois a via visual está próxima da área afetada. A compreensão auditiva e escrita é comprometida. Pacientes cometem erros de leitura (alexia). A escrita é fluente, mas contém muitos erros e tende a não ter palavras substantivas (agrafia fluente).

Na Afasia de Broca

Pacientes com afasia de Broca podem compreender e conceituar relativamente bem, mas sua capacidade de formar palavras é prejudicada. Em geral, a deficiência afeta a produção da fala e a escrita (agrafia não fluente, disgrafia), frustrando bastante as tentativas de comunicação por parte do paciente. Mas a comunicação falada e escrita faz sentido para o paciente. A afasia de Broca pode incluir prosódia e repetição prejudicadas, além de anomia (dificuldade de nomear). A escrita é prejudicada.

Causas

  • Acidente vascular encefálico (AVE), mais conhecido como acidente vascular cerebral (AVC)
  • Trauma cranioencefálico
  • Câncer
  • Doenças do sistema motor
  • Paralisia cerebral
  • Demência
  • Doenças neuromusculares
  • Síndromes neurológicas
  • Ação de alguns medicamentos

Tratamento

Se começado cedo  o tratamento conduz para adequação da linguagem. 

Primeiramente o Fonoaudiólogo avalia , o discurso do paciente, a linguagem  e as habilidades sociais para verificar as áreas que o paciente possui dificuldade. Primeiramente avalia as habilidades de comunicação do paciente com um dialogo entre ele e seus  familiares e, em segundo lugar, com uma avaliação formal para tentar e localizar as áreas que devem ser visadas em sessões de terapia. Todos os outros problemas de saúde que poderiam danificar uma comunicação tal como a audição ou distúrbios visuais são levados em consideração igualmente.

Para os pacientes que têm compreensão adequada a terapia inclui exercícios como associar palavras às imagens ou palavras da classificação de acordo com seu significado. Já para pessoas que tem a dificuldade se expressar realiza tarefas de  nomeação de imagens, escolhendo as palavras que rimam ou repetindo o que o  terapeuta pronuncia, dentre outras. 

Porque eu devo me consultar com uma fonoaudióloga ?

A terapia fonoaudiológica consiste em exercícios orientados e específicos para cada paciente que visam a adequação da compreensão e da expressão da linguagem. O Fonoaudiólogo realizará atividades utilizando desenhos, gestos, cartões, áudios entre outros. Realizando o tratamento o paciente descobrirá como se comunicar de maneira funcional melhorando a sua qualidade de vida.

Fonoaudióloga Raquel Karoline, pós graduada e mestranda em reabilitação pela UFMG. 

Pesquisadora do uso da Bandagem Elástica Funcional na reabilitação e Laserterapeuta.

Te ajudo a recuperar  sua comunicação eficaz,  qualidade de vida e bem-estar

Fono